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Frutas da Estação - Verão

O calor chegou com ele o aumento do suor e da maior necessidade de hidratar-se. Geladinhas e saborosas, as frutas são uma ótima pedida, pois contém água que auxilia na hidratação e, também, são ricas em vitaminas, minerais e fibras.


Durante o verão, as frutas estão entre as opções mais indicadas para o consumo diário, especialmente no café da manhã, como sobremesas após as grandes refeições ou nos lanches intermediários, em razão de suas inúmeras qualidades do ponto de vista nutricional, principalmente, quando o assunto se trata de portadores de Diabetes. 

As frutas têm épocas de ano, onde o ambiente favorece mais o seu cultivo. Nesta estação do ano, o Verão, as frutas mais indicadas pela safra são:


Abacaxi
• Rica em Vitamina C e sais minerais;
• Facilita a digestão de proteínas, devido à alta porcentagem de celulose;
• É refrescante e eliminador de impurezas – Desintoxicante;

Caju
• Nutricionalmente, é considerada uma fruta muito rica, pois seu teor de vitamina C é maior que o da Laranja;
• Possui quantidade considerável de Niacina, uma vitamina do Complexo B e de Ferro;
• Rico em fibras alimentares é um ótimo alimento para aumentar a movimentação intestinal e combater a constipação;

Melancia
• Rica em água é muito refrescante e nutritiva;
• Possui caroteno em sua composição (que é convertida em nosso corpo em vitamina A), licopeno (protege nosso organismo contra o câncer), glutationa (substância com propriedades antienvelhecimento), vitamina C e vitaminas do complexo B;

Melão
• Quando maduro, o melão é bom como: calmante, diurético e laxante;
• Dica: Na hora da compra, dê preferência aos de casca firme, cor viva, e sem rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos;

Pera
• A Pera é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. É ideal para regimes devido ao baixo valor calórico;
• Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina;

Pêssego
• O pêssego é de baixo teor calórico, rico em fibras importantes para o bom funcionamento do intestino e diminui i índice glicêmico da refeição;
• Cuidado: Pois é desaconselhável para pessoas de aparelho digestivo delicado.

Uva
• A composição da uva muda conforme a variedade. No entanto, geralmente contém bastante açúcar, niacina e potássio. A niacina é importante para manter a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo. O potássio é essencial à vida, pois juntamente com o sódio contribui para a manutenção da concentração do líquido das células;

 

Fonte: http://www.educacaoemdiabetes.com.br/estacao-verao-quais-as-frutas-mais-indicadas-da-safra/