conteúdo

Se você procurava um conteúdo diversificado, acabou de encontrar. Fique por dentro de assuntos que vão do universo do empreendedor à notícias culturais.

Curiosidades da Itália

Fique por Dentro

A Itália é o 18º países mais desenvolvido do mundo e o 8º no índice mundial de qualidade de vida. 

A palavra Itália vem do latim “Italia”, que se originou de uma fonte não latina. É provável que a etimologia do nome “Itália” esteja relacionada ao grego antigo “italos” (touro), do proto-indo-europeu “wet”. Os bovinos sempre tiveram grande importância para os povos da antiga Península Itálica. 

A região da atual Itália foi habitada por diversos povos: celtas, lígures, vênetos, sardos, etruscos, gregos, latinos etc. A mais importante cultura foi a romana (latinos), seguida da estrusca e da grega.  Havia diversas colônias gregas ao Sul da atual Itália. Os gregos chamavam a região de Magna Grécia.  Antes de adotar o Euro como moeda, o país usava a Lira italiana. 

A língua oficial é o italiano, falado por quase toda a população. Existem diversos dialetos regionais como o vêneto, o napolitano e o sardo. Há também falantes de francês, alemão e esloveno.  Além de Capital, Roma é a cidade mais populosa da Itália. É também a 3a da União Européia que mais recebe turistas.  A segunda cidade italiana mais populosa é Milão. A região metropolina de Milão, no entanto, é a que possui a mais alta densidade populacional. Apesar de Milão ter “apenas” 1,3 milhão de habitantes, a Grande Milão possui 2,7 milhões. 

A maior parte da população (diga-se 87%) segue o catolicismo. Outros grupos religiosos: cristão ortodoxos, gregos ortodoxos e protestantes. A Itália é dividida em 20 regiões: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campânia, Emília-Romanha, Friuli-Venezia, Lácio, Ligúria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Apúlia, Sardenha, Vale de Aosta, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria, Sicília e Vêneto. 

As regiões mais populosas: Lombardia (região de Milão), Campânia (onde fica Nápoles), Lácio (da Capital Roma), Sicília (Palermo), Emília-Romanha (Bolonha) e Toscana (Florença). Milão é uma das maiores produtoras de moda de alto luxo. A cidade é sede de grifes como Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani e Dolce & Gabbana. A Semana de Moda de Milão é uma das mais prestigiadas do mundo. 

 

Fonte: http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/07/35-fatos-e-curiosidades-sobre-italia.html

VEJA outros
Destaques de conteúdo