conteúdo

Se você procurava um conteúdo diversificado, acabou de encontrar. Fique por dentro de assuntos que vão do universo do empreendedor à notícias culturais.

Emerson Silveira - Restaurante Week

Espaço do Empreendedor

Criativo e pesquisador, Emerson Silveira está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, para alcançar seus objetivos. O empreendedor que trouxe em 2005 a idéia do Restaurant Week diretamente de Nova York para o Brasil, agora se dedica em tempo integral para sua empresa de eventos BRGuest. Confira abaixo uma entrevista exclusiva com esse profissional incrível e conheça um pouco da sua grandiosa história.


Conte sua trajetória de vida e profissional.

Sou de São Caetano e venho de uma família de metalúrgicos. O meu futuro era trabalhar nesse ramo, mas com a crise da época Collor, isso mudou, pois eu era estagiário e acabei dentre os diversos funcionários que foram demitidos na época. Isso foi bom, pois surgiu à oportunidade de pensar em outro trabalho, foi quando com 19 anos eu tive a oportunidade de ir para os Estados Unidos aprender o inglês e voltar mais preparado. Fui pra lá sem dinheiro, quem me deu suporte durante os 06 primeiros meses foi minha tia Sônia que já vivia lá há muitos anos, depois desse período tive que optar em voltar para o Brasil ou mudar para Manhattan e estudar mais ou até entrar numa faculdade e tentar ganhar a vida por lá. O problema foi que depois desses 06 meses virei um imigrante ilegal e foi nessa época que apareceram os conhecidos sub empregos que geralmente eram em restaurante, construção ou lavar carro, optei pelo restaurante, pois não ficaria sujeito ao tempo, pois lá o inverno é muito intenso e o verão também. E assim começou minha vida gastronômica, meio sem querer. Eu comecei como auxiliar de garçom e depois de 01 ano fui promovido para garçom e recebia muitas gorjetas que eram importantes para o dia a dia. Depois de 01 ano e meio fui convidado por um amigo para trabalhar em outro restaurante que estava abrindo e que após 01 ano tornou-se o mais badalado de Nova York. Isso aconteceu muito sem querer, por isso que eu digo que não acredito em sorte, e sim em oportunidade e preparação, ou seja, quando você está preparado e a oportunidade aparece, ela acaba virando sorte.

 

Em que ano você foi trabalhar nesse restaurante?

Isso foi em 1993. Hoje o restaurante Park Avlon não existe mais, era um espaço frequentado por celebridades e pessoas glamorosas. Nessa época eu ainda era ilegal e cursava faculdade de Ciências da Computação, pois queria sair do ramo da gastronomia, que é uma vida sofrida porque você trabalha enquanto todos estão se divertindo. Nessa época já havia conseguido o green card e fui convidado para trabalhar no restaurante Lespinasse que ficava dentro de um dos hotéis mais chiques de Nova York, o St Regis. Entrei em 1996, trabalhando no café da manhã e almoço. Entrei como garçom, um ano depois fui promovido para um cargo acima e mudei para o período noturno.

 

O que toda essa experiência te agregou profissionalmente?

Foi uma experiência ímpar, onde eu aprendi a alta gastronomia. Isso tudo mudou minha vida pra sempre. Uma das histórias que mais me agregou profissionalmente e como pessoa e que sempre conto é a da gorjeta, pois eu ganhei na época uma das maiores gorjetas de Nova York. Mas não foi por acaso e sim através da construção de uma confiança, pois quando se chega num nível muito alto, são os detalhes que fazem toda a diferença. Havia um casal de clientes gregos que sempre frequentavam o restaurante, criamos um elo de amizade e confiança. Um dia estava de folga e o casal fez a reserva no restaurante, me ligaram e fui logo atendê-los. Era uma quarta feira comum, estava acostumado a servir vinhos caros a eles, mas dessa vez pediram realmente o mais caro, no valor de 10 mil dólares a garrafa, falaram que era uma noite especial. Acabou a primeira garrafa e pediram a segunda, foi uma noite longa e quando acabou a minha gorjeta foi de 7 mil e quinhentos dólares e ainda deixaram meia garrafa do vinho para eu tomar.  Essa história fantástica se espalhou por toda cidade de Nova York.     

VEJA outros
Destaques de conteúdo